Quem lê / Who's reading

"a escrita é a minha primeira morada de silêncio" |Al Berto

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Lisboa, na Augusta

.Lisboa.
És o castelo, imponente
Nas muralhas, outrora protectoras
Que agora nos observam.
És a luz sobre os telhados,
Do alto dos miradouros.
És os Jerónimos
E os descobridores ao fundo.
És o Tejo, de ninfas ora invisíveis.

.Lisboa.
Do Tejo me vem esta imagem
Da rua ao cimo
De nome com idade
Rua pombalina
Ladeada de outras preciosas
Acolhe os meus passos
Num qualquer fim de dia.
Ao cimo as vendedoras de flores
Se está frio,
Aroma de castanhas me invade
Estátuas vivas mais abaixo
Imóveis ao som de uma concertina
Quem sabe, outro dia,
De um fado improvisado
Lisboetas anónimas
Turistas encantados
Todos te enchem,
Mas hoje sinto-me
Só eu
Contigo, Augusta, o Tejo ao fundo.



Esta foto é uma foto de uma foto. Infelizmente não consigo aqui transmitir toda a qualidade que ela tem. A foto original é de Maricruz Suarez. Convido-vos a descobrirem o original em www.maricruzsuarez.com


Para conhecerem melhor a Rua Augusta, vejam aqui:


8 comentários:

  1. Gostei muito, Isa. Parabéns, pela oportunidade de viver em tão bela cidade e pelos versos que tanto lhe fazem jus!

    ResponderEliminar
  2. Cada dia que passa fico conhecendo um pouquinho mais de Portugal.
    Obrigada Isa Lisboa

    ResponderEliminar
  3. Magnífico!

    Lisboa e tudo isso , sim!
    "Cantaste-a" de uma forma ímpar!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Quer dizer então que Lisboa é a tua cidade? São Paulo é a minha, embora não tenha nascido aqui e, aqui temos a Paulista - duas ruas convergindo em avenida. Duas meninas. Olhares atentos. Sem curvas, apenas retas - tão perfeitas - longas. Uma equação simples com números mil...

    bacio carissima

    ResponderEliminar
  5. Não precisa, a qualidade
    está no texto brilhante! Bj

    ResponderEliminar
  6. excelente.
    li e reli.
    a rua augusta para mim é uma espécie de paixão.
    um beijo

    :)

    ResponderEliminar
  7. Pelos versos, esta é uma cidade que lhe diz muito. A imagem (ainda que versão de outra versão) é também magnífica.
    Beijinho, um doce restinho de domingo
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderEliminar

Um espaço para recortes que completem o álbum de instantâneos... Obrigada pela visita!
A space for clip to complete this snapshot album... Thank you for your visit!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares / Popular messages