Quem lê / Who's reading

"a escrita é a minha primeira morada de silêncio" |Al Berto

sábado, 16 de março de 2013

Skin / Pele

Brian Cain, Wind

You took all my skin off. In just a few seconds, all my veins were in sight, showing the blood, flowing in it’s own rhythm towards the destination. And coming out again. Showing each one’s pulse, the more anxious, jumping from time to time, the more calm, enjoying the sight.
With another movement, they came off too.
Only muscles, now. Trying to hold together. All little fibres getting closer as if they were trying to form a sweater.
At last, I saw myself as only bones, glued to each other, desperately, sadly, keeping formation.
It was winter. I started getting colder. Got worse when I realized I was no longer inside. I was in  the middle of the street. At rush hour.
Some didn’t even noticed me. From the ones who saw me, only a few looked at me. Those smiled. The others kept on going, faster, faster.
It was getting so much colder now. And I got mad. How could you? Put me so undressed, in the middle of the street, in winter? How could I left… How…
A click. Bones touching.
People started moving even faster now.
So did my senses. I felt warmer.
So I asked time and space to stop, so that I could see them. And all the runners.
I saw the bandages some had on the skin, holding it together.
I had to peek, see if they were made of bone, just like me. They were.
They must have been on that spot once, too. Naked on the street. But they had bruises from the cold. They seemed to have dressed the skin back in a hurry. If the zipper got stuck, they’ve used glue.
Some made it harder on me. They had too much makeup. Through a slight breach, I saw them moving like pretty dolls, with perfect hair, tied in perfect little pig tails, having an imaginary cup of tea.
They looked at me, too. They politely said I should get dressed.
No, not yet.
I want to know what it’s like to kiss if you have no lips, and to touch if you have no skin. And I want to look at you, now that we are both free.

Writen 18.Nov.2005

***

Arrancaste-me a pele. Em apenas alguns segundos, todas as minhas veias estavam à vista, mostrando o sangue a fluir ao seu ritmo rumo ao seu destino. E saindo de novo. Mostrando o pulsar de cada uma, as mais ansiosas, saltando de tempos a tempos, as mais calmas, apreciando a vista.
Noutro movimento, também elas foram arrancadas.
Apenas músculos, agora. Tentando manter-se juntos. Todas as pequenas fibras juntando-se, como se estivessem  a tentar formar uma camisola.
Finalmente, vi-me como apenas ossos, colados uns aos outros, desesperadamente, tristemente, mantendo a formação.
Era inverno. Comecei a ficar com mais frio. Piorou quando percebi que já não estava em casa. Estava no meio da rua. Na hora de ponta.
Algumas pessoas nem sequer repararam em mim. Dos que me viram, apenas alguns olharam para mim. Esses sorriram. Os outros continuaram, mais rápido, mais rápido.
Estava a ficar mais frio agora. E então fiquei furiosa. Como pudeste? Deixar-me assim tão nua, no meio da rua, no inverno? Como pude eu deixar…Como…
Click. Ossos a tocarem-se.
As pessoas começam a mover-se mais rápido agora.
Também os meus sentidos. Senti-me mais quente.
E então pedi ao tempo e ao espaço para pararem, para que eu os pudesse ver. E a todos os corredores.
Vi as ligaduras que alguns tinham na pele, segurando-a.
Tive que espreitar, ver se eram feitos de osso, assim como eu. Eram.
Devem ter estado naquele lugar, um dia, também. Nus na rua. Mas tinham feridas do frio. Parecia terem vestido a pele à pressa. Quando o fecho emperrou, usaram cola.
Alguns dificultaram-me a vida. Tinham demasiada maquilhagem. Por uma pequena brecha, vi-os a moverem-se qual pequenas bonecas, com cabelo perfeito, atado em totós perfeitos, tomando uma chávena de chá imaginária.
Também eles olhavam para mim. Educadamente, disseram-me que devia vestir-me.
Não, ainda não.
Quero saber como é beijar, quando não tens lábios, e tocar quando não tens pele. E olhar-te, agora que somos ambos livres.

Retirado do baú, 18.Nov.2005

10 comentários:

  1. Minha mãe do céu, menina! Arrepiei, que texto mais lindo e ainda tirado do baú, onde existe desde 2005?! Estou perplexa, lindo! lindo! lindo! Bjs

    ResponderEliminar
  2. nua
    e linda!

    parabéns, adorei!
    beijo!

    ResponderEliminar
  3. Como eu adoro esses textos retirados do baú a nos deixar nuas, a exibir cenários de ontem quando nos precipitavamos para superficie outra. Respirei fundo agora, pele, osso e alma.

    bacio carissima
    boa semana pra ti

    ResponderEliminar
  4. Já andei nu na rua, mas em pesadelos...
    Gostei do texto, é brilhante.
    Isa, minha querida amiga, tem uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  5. Despida de amor!

    Belíssimo texto.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. forte!
    o despir as "roupagens" fica na pele e osso e com as cartilagens expostas nem sempre são a libertação.
    um texto muito rico e de alto poder interpretativo.
    um beijo

    :)

    ResponderEliminar
  7. Muito interessante, teu texto
    Remete-me para o abadando
    Sim, algumas pessoas deixam-nos assim mais do que só pele e ossos
    Nada, só dor…
    Apenas vão embora, nem olham…
    Esta foi a minha interpretação, óbvio!
    Pode nada ter a ver…

    Gostei muito.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Isa,
    Só tenho uma semi palavra: "uau!"
    o baú contém tesouros e, mesmo sem pele, mesmo nua e frágil, há ainda vida!
    Excelente!

    => Crazy 40 Blog
    => Pense fora da caixa
    => Tubo de Ensaio
    => MeNiNoSeMJuIz®

    ResponderEliminar

Um espaço para recortes que completem o álbum de instantâneos... Obrigada pela visita!
A space for clip to complete this snapshot album... Thank you for your visit!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares / Popular messages