Quem lê / Who's reading

"a escrita é a minha primeira morada de silêncio" |Al Berto

sábado, 22 de março de 2014

Conversa contigo



E se eu pudesse um dia falar contigo, que te diria?
Será que te avisaria dos buracos na estrada? Será que os evitarias, ou acharias ainda que os podias reparar?
Será que te avisaria que um dia a vida te agarrará pelos pulsos e que vais sentir que é por eles que respiras? E que um dia sentirás que não tens ar, e que te habituarás a isso, por momentos? Por momentos, antes mesmo de gritares mais alto, e de assim voltares a encher os pulmões, agora um pouco lesionados.
Respirar eu sei, dir-me-ias tu, sei expirar e inspirar, no tempo certo.
Mas sem querer, começamos a inspirar, inspirar, inspirar… Como te poderia avisar?
E como te poderia convencer de que tens crenças vãs, menina?
Menina não, cresceste depressa. E não cresceste, és criança, acreditas, não devias. Não és ingénua, apenas acreditas. Chamas-lhe esperança. És bonita, és feliz. Mas és tola. E vais perceber isso. Pensará que o Mundo to tirou. Mas não tirou. Tu é que és tola. Remas, não desistes da outra margem, mas ninguém gosta de navegadores. Só dos que a História recorda.
Por cada remadela que dás, há ventos que se levantam. E tu achas que os podes ultrapassar. Tola. Menina tola.
Tola és tu!, me dirias.
Talvez não te dissesse, tens tempo de crescer o que te falta. E eu quero que tenhas razão. Que a tola seja eu.
Se eu pudesse um dia falar contigo? Que te diria? A ti que eu já fui.

#Monólogos da Desalinhada

Foto da web

12 comentários:

  1. Isa,
    É possível que tudo isso fosse necessário dizer-lhe, a ela que já existiu e ainda vive. Ou então, talvez o silêncio seja o melhor conselheiro. Não dizia o sábio que :
    "Não escolhemos a forma do nosso destino, mas podemos dar-lhe conteúdo. O que procura aventura encontrá-la-á — à medida da sua coragem. O que procura o sacrifício, será sacrificado — na medida da sua pureza."
    Dag Hammarkskjod

    Mais uma vez me levas de viagem através do sonho que os teus escritos inspiram.
    Parabéns!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dulce, adorei a citação que escolheste para comentar este texto. Trás-lhe de alguma forma uma resposta! Obrigada! Beijinhos

      Eliminar
  2. E se eu pudesse um dia falar contigo,te diria : que é sempre uma viagem e reflexão cada postagem sua Isa ! Se o ditado diz que: "a esperança é a última que morre..." é certo então que, ela esta sempre a frente do nosso tempo. Verdade é apenas uma: seus monólogos são maravilhosos, Isa !!! Parabéns e um beijo no seu coração !!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Sandro. Fico sempre muito feliz quando os meus posts fazem alguém viajar e reflectir, como diz! Um abraço

      Eliminar
  3. Isa, obrigada por partilhar o vídeo. Esse verso " Que viagem é essa que te diriges em todos os sentidos" vestiu como uma luva esse monólogo que nos apanha pela mão e nos leva a uma viagem de questionamentos riquíssimos.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse vídeo é de um cantor português que infelizmente já não se encontra entre nós, mas que deixou uma obra que admiro muito. Fico feliz que tenha gostado desta conversa! Um beijinho

      Eliminar
  4. As pessoas justas, honestas, amigas, etc., etc., são mesmo tolas.
    Os que não o são, muitos deles chegam ao poder, aos governos, às empresas, etc., passam a vida a enganar os outros...
    Excelente texto, gostei imenso.
    Isa, tem um bom domingo e uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apesar de tudo, ainda há por aí muitos tolos...! Ou pelo menos, quero acreditar que sim! ;)
      Obrigada, Nilson, desejo também uma boa semana!
      Beijo

      Eliminar
  5. Minha querida

    Como era bom poder evitar os erros de quem amamos. Um texto muito real e profundo que é uma grande reflexão.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E também, por outro lado, os erros ajudam a fazer-nos... Obrigada pela visita, Rosa! Um beijinho

      Eliminar
  6. Interessante este monólogo, acontece com alguma frequência :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E creio que nos é necessário...!
      Obrigada pela visita :)
      Beijinhos

      Eliminar

Um espaço para recortes que completem o álbum de instantâneos... Obrigada pela visita!
A space for clip to complete this snapshot album... Thank you for your visit!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares / Popular messages